Turquia e Estados Unidos patrocinam barco para Volvo Ocean Race

Team Alvimedica boat design - Volvo Ocean Race 2014-15
O barco Alvimedica disputará a Volvo Ocean Race 2014-15. O veleiro, patrocinado por uma empresa de medicina turca e idealizado por dois norte-americanos, é o quinto confirmado para a Volta ao Mundo, que começa em outubro deste ano. No anúncio oficial, que ocorreu nesta quinta-feira (30), em Istambul, sede da companhia, os idealizadores definiram que o time terá atletas de até 30 anos apenas.

O novo barco da regata é nada mais nada menos que um sonho de dois jovens fanáticos pela vela oceânica: Mark Towill e Charlie Enright. Os norte-americanos, do Havaí e de Rhode Island, respectivamente, se conheceram num set de filmagens para um longa metragem da Disney e, desde então, dividiram o sonho de correr a Volvo Ocean Race.

Nas gravações do filme Morning Light, em 2007, os dois recorreram a veteranos de Volvo Ocean Race, como Mike Sanderson e Jerry Kirby para ter subsídios para o longa, que contou a história de uma travessia pelo Oceano Pacífico. 'Nós nos conhecemos durante a preparação do filme e o sonho começou a tomar forma. Os veteranos da regata montaram a base do projeto pra gente', disse Charlie Enright.

'Tudo isso nos serviu de motivação', acrescentou Mark Towill, que ao lado do parceiro Charlie Enright montou a All-American Ocean Race, que tem sede em Rhode Island, uma das paradas da Volvo Ocean Race. 'Não foi fácil chegar até aqui, mesmo com a realização do filme da Disney. Tentamos viabilizar essa campanha por bastante tempo. Também tivemos muita ajuda de muitas pessoas que fizeram nosso sonho se tornar realidade'.

O sonho, literalmente, começou a ganhar forma em 2011, quando o CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, convidou os jovens velejadores para assistir a largada da regata passada, em Alicante, na Espanha. Motivados, os dois deixaram compromissos e foram atrás dos patrocinadores, chegando num denominador comum, a Alvimedica. O objetivo da empresa é dominar o mercado global de tecnologia médica e a Volvo Ocean Race é um dos caminhos.

O próximo passo da equipe Alvimedica será testar os atletas no mar. 'Vamos recrutar velejadores jovens dos Estados Unidos inicialmente e depois abrir o leque para os estrangeiros, incluindo Turquia e Itália', disse Mark Towill, que será um dos tripulante do Alvimedia. O comandante será Charlie Enright.

'Este é um dos projetos mais interessantes que vi desde que comecei na Volvo Ocean Race. O Team Alvimedica é tudo o que eu sonhava para a regata desde 2008, quando assumi o cargo. Foram os jovens que tomaram a iniciativa de liderar um projeto como esse', destacou Knut Frostad, CEO da Volta ao Mundo.

'Saudamos também um novo patrocinador vindo da Turquia. Tem havido um grande interesse do país na regata. A vela está crescendo por lá. A empresa é de tecnologia médica focada no coração. Acho que a Volvo Ocean Race é um dos mais difíceis desafios físicos e cardíacos do mundo. Será um estudo de causa interessante'.

O presidente da Alvimedica, Dr. Cem Bozkurt, acrescentou: 'Como uma empresa jovem, nós temos ambição no mercado global. Temos os mesmos objetivos na vela também. A Volvo Ocean Race é um evento rápido e dinâmico, que utiliza a tecnologia mais recente, assim como Alvimedica. Estamos orgulhosos de ter a bandeira turca pela primeira vez na regata'.

O CEO do Team Alvimedica será Bill Erkelens , um nome bem conhecido na vela dos Estados Unidos, participando de campanhas da America´s Cup.

O Team Alvimedica vai se juntar ao Team SCA, Abu Dhabi Ocean Racing, Dongfeng Race Team e Team Brunel na regata 2014-15, que terá 38.379 milhas náuticas de distância ou 62.344 quilômetros.

Volvo Ocean Race
http://www.sail-world.com/118870