Rolex Ilhabela Sailing Week - O desfile de campeões

Yacht Club Ilhabela - YCI
A Rolex Ilhabela Sailing Week, maior evento de vela oceânica da América Latina, chega à 40ª edição com a participação de 140 barcos nas classes ORC, C30, S40, HPE, RGS e IRC. Com a intenção de homenagear um dos esportes que mais projetam o Brasil, foram incluídos nesta edição comemorativos barcos da Star, considerada a mais técnica entre as classes olímpicas e a que mais rendeu medalhas ao País na história dos Jogos.

Entre os ilustres brasileiros campeões da vela, Ilhabela receberá os talentos de Torben Grael, Lars Grael, Robert Scheidt, Bruno Prada, Reinaldo Conrad, Maurício Santa Cruz, Eduardo Penido e Mário Buckup, entre outros. A elite da vela começa a competir neste domingo (7), com a Regata Alcatrazes por Boreste - Marinha do Brasil. Os veleiros menores disputam as provas Renato Frankhental e Ilha de Toque-Toque de acordo com o programa de cada classe. Os 1.200 velejadores do Brasil, Argentina e Grã-Bretanha competem até sábado (13) em Ilhabela.

Robert Scheidt e Bruno Prada, maiores vencedores da vela nacional nos últimos anos, voltam a competir juntos na classe Star depois da conquista da medalha de bronze em Londres/2012 e do tricampeonato mundial. 'Gosto muito de competir na Rolex Ilhabela Sailing Week e já estava com saudade da Star, após a Olimpíada de Londres. Com o convite para a classe participar nesse ano, tenho a certeza de que será uma edição muito espacial', enfatiza Robert Scheidt.

Outro campeão da vela nacional é Torben Grael. O velejador completo, como é conhecido na comunidade náutica, disputará as regatas na classe S40 com o Energisa. Para o dono de cinco medalhas olímpicas, correr na Rolex Ilhabela Sailing Week é uma emoção diferente. 'Foram vários momentos marcantes. Minha primeira vez foi com um Fast 230 e vencemos a regata longa (para a Ilha de Búzios, na ocasião). Velejar como tático do meu irmão Lars, no Sorsa e o vice-campeonato na S40, como tático do meu filho Marco Grael, estão entre minhas melhores lembranças'.

Em 2012 o título da Classe S40, considerada a mais veloz da competição, ficou com o Pajero, que repetiu a conquista de 2010. O veleiro e sua entrosada tripulação foram conduzidos ao topo do pódio pelo experiente velejador Eduardo Souza Ramos, um dos responsáveis pela evolução do evento e o maior vencedor da competição com nove campeonatos conquistados ao longo de 40 anos.

A grande festa da vela nacional - Nem só de velejadores profissionais vive a Rolex Ilhabela Sailing Week. O evento é democrático e oferece chances para os menos experientes disputarem regatas nas mesmas condições dos atletas profissionais. Barcos como o Fram e o BL3 levam a bordo alunos de escolas de vela que passam o ano aprendendo para levarem seus conhecimentos à prova nas esperadas regatas.

Este ano a BL3 conta com o reforço do experiente timoneiro Edgardo Vieytes, com seis participações famosa regata Sidney-Hobbart, além de uma edição da Americas Cup. A tradicional escola de Iatismo terá duas tripulações. 'Teremos 21 alunos divididos em dois Wind 34 novos. A BL3 participou de todas edições da Semana de Vela desde 1994. Venceu 1ª Regata Alcatrazes e levou centenas de alunos a sentirem o gosto pelas regatas e pelo mar', orgulha-se o entusiasta 'capitão' da escola de vela, Pedro Rodrigues.

Na disputada classe HPE, o veleiro Alfa Instrumentos é tripulado exclusivamente por mulheres, enquanto na ORC o V8 Nitro reúne de forma brasileiros e argentinos no mesmo convés. Na RGS-Cruiser, a presença especial do lendário Veleiro Atrevida, de 95 pés.

'O Yacht Club de Ilhabela receberá de braços abertos todas as classes, contribuindo para o desenvolvimento da vela oceânica no Brasil e na América Latina. A competição atrai o interesse de atletas, juízes, patrocinadores e mídia', enfatiza Carlos Eduardo Souza e Silva, diretor de Vela do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Tradicionalmente, a Rolex Ilhabela Sailing Week reúne todos os anos, no mês de julho, cerca de 1.200 velejadores para uma semana intensa de regatas. O evento recebe em um mesmo ambiente, campeões olímpicos e amadores, estimulando a troca de experiências. O nível técnico apurado e a extensa programação social atraem todos os participantes.

O evento inicialmente chamado de Semana de Vela de Ilhabela, ganhou credibilidade e adquiriu o naming right da Rolex. Desde 2007, a marca de relógios suíça colocou o País no grupo das mais prestigiadas competições, como a Rolex Fastnet Race, Rolex Sydney Hobart, Maxi Yacht Rolex Cup e Rolex Swan Cup. 'O Yacht Clube de Ilhabela trabalha para fazer da edição número 40 um momento histórico para a vela brasileira e para nosso clube', ressalta Marco Fanucchi, comodoro do YCI. Tanto é verdade que o troféu aos vencedores será muito especial, pois é uma réplica do barco Saga que conquistou, em 1973, a Fastnet Race, uma das principais regatas do mundo.

A Rolex Ilhabela Sailing Week tem apoio de outros patrocinadores, que expõem suas marcas em um campeonato de alto nível. A Prefeitura de Ilhabela também tem participação na Rolex Ilhabela Sailing Week. O poder público cria ações como a Race Village para integrar o ambiente das regatas à população e turistas, que todos os anos ajudam a impulsionar a economia local no inverno paulista.

As disputas - A Rolex Ilhabela Sailing Week 2013 será especial por reunir vários tipos de embarcações. Por isso, a organização definiu um novo sistema para montagem das raias para as classes ORC,C30, S40, RGS (A, B, C e Cruiser), IRC, HPE e Star. A Comissão de Regatas terá duas áreas especiais para garantir um resultado justo e disputas equilibradas na água, considerando o tamanho e velocidade dos barcos.

Mais de 20 profissionais são destacados apenas para esse trabalho, que inclui a colocação de boias, demarcação das distâncias, escolha da melhor área com mais ventos e maior segurança. A raia a ser montada na parte mais rasa do Canal de São Sebastião, ficará exclusiva aos barcos das classes HPE e Star. Uma segunda raia, a ser posicionada de acordo com o vento, receberá os veleiros maiores, das classes RGS, ORC, C30 e S40.

A Rolex Ilhabela Sailing Week definiu também uma zona proibida para navegação. Os barcos da ORC, RGS, C30 e S40 não poderão velejar na região do baixio no Canal de São Sebastião. A área de exclusão será demarcada com boias pequenas. A prioridade da Comissão de Regatas é garantir a máxima segurança às tripulações.

Na Regata de Alcatrazes, neste domingo (7), a mais longa do evento, uma traineira de grande porte estará disponível para socorro em eventuais quebras de embarcações ou por necessidade de algum tripulante. O barco ficará ancorado junto à Ponta da Sela (sul da ilha). As regatas no formato barla-sota (vai contra e volta a favor do vento) para Star e HPE terão aproximadamente 5 milhas náuticas (9,3 quilômetros). Para os barcos maiores, as provas terão até 9 milhas (16,7 quilômetros).

Os árbitros também serão destaque da Rolex Ilhabela Sailing Week. Em cada raia será escalado um juiz principal com um grupo de especialistas com certificação internacional. A competição terá novamente os umpires (árbitros embarcados que julgam os resultados imediatamente na água).

O Yacht Club de Ilhabela faz uma preparação especial para receber os velejadores e seus convidados nesta semana. Cerca de 200 pessoas compõem o staff de organização do evento que tem, sempre ao final de cada dia , a tradicional canoa de cerveja e várias atrações como show musicais.

Após as regatas de abertura deste domingo, os velejadores terão folga na segunda-feira para retomar as regatas a partir de terça-feira (9) até sábado (13), sempre começando ao meio-dia. Serão provas no formato barla-sota (entre boias) e uma regata de percurso médio, que será terá o dia definido em função da direção dos ventos.

Principal evento náutico esportivo da América Latina, a Rolex Ilhabela Sailing Week tem patrocínio titular da Rolex e patrocínios da Mitsubishi Motors e Bradesco Private. O evento tem apoio da Marinha do Brasil, Prefeitura Municipal de Ilhabela, Confederação Brasileira de Vela (CBVela), ABVO e das Classes ORC, HPE, C30, S40 e RGS, entre outros. A organização, sede e realização são do Yacht Club de Ilhabela (YCI).

Rolex Ilhabela Sailing Week website

http://www.sail-world.com/111636